Moda

O Show da Fleche D’or by Fernando Silva para o verão 2012

Sou suspeito de falar da marca mineira Fleche D’or e de seu sócio criativo Fernando Silva. Acompanho o Fernandinho desde os tempos de Victos Dzenk no qual era um dos criativos. Quando abriu sua marca, Fleche D’or, continuou com o DNA da estamparia e principalmente, de grandes temas e inspirações. Para esta coleção do verão 2012, sua cabeça o levou para o quente deserto do Saara onde foi fotografar sua coleção. As fotos ficaram lindas e realçaram muito as estampas e a idéia da fluidez e leveza das roupas de Fernando.Da cultura berbere, povos que habitam essa região, a cor símbolo dos tuaregues ganha destaque em uma profusão de azuis, turquesas, lápis lazúli, celeste e jade.



Das paisagens áridas, marrons e areias se misturam a vibrantes cores, que celebram o pôr do sol: amarelo, citronela, coral, papaya, violeta, laranja e fúcsia.
Para essa estação, o estilista Fernando Silva elege fibras fluidas e naturais, de aspecto sofisticado e ultrafeminino: algodão com seda, laise, musselines, viscose com seda, chiffon, cetim, jérsei, sarjas, jacquard, linho, couro, paetê perolado e tricô metalizado.
A estamparia digital exclusiva é rica e diferenciada: inusitadas plumas de falcões se misturam à texturas de turquesas brutas; listras irregulares se sobrepõem à florais; delicadas borboletas flertam sobre deliciosas frutas do deserto; animal print mixa com corais e exóticas flores de lótus em efeito 3 D.
A silhueta é feminina e sensual.


Um revival 70’s é reeditado em maxidresses com efeito color block, misturas ousadas de cores vibrantes ganham ar contemporâneo nos longos de festa e coquetel.
Peça obrigatória na indumentária berbere, o kaftan ganha releituras sexies e modernas com overmangas com efeito moulage em macacões, batas e minivestidos.
Decotes assimétricos, drapeados, tops corseletados, fendas, babados em camadas e faixas enviesadas são ponto alto na coleção.




A linha festa vem adornada por bordados manuais sofisticados desenvolvidos com pedrarias de resinas, microlantejoulas, cascalhos de turquesas, leques de organza e pingentes de fio de seda.
O metal envelhecido é um elemento importante aplicado em fivelas incrustadas por cristais swarovski. Colares que remetem ao escaravelho sagrado complementam os looks aliados a cintos de verniz e camurça. Paulo Fernando – Comunidade Moda – Fotos:Hans Withoos – Jolanda Cats



FICHA TÉCNICA Estilista: Fernando Silva
Produção: Hans Withoos – Al Benmira
Fotografia: Hans Withoos – Jolanda Cats
Filme: Jolanda Cats
Beauty: Rosemary van Liempt
Modelo: Shona Lee Gal – Future Faces
Modelo masculino: Adriaan Luteijn
Dramaturgia: Adriaan Luteijn
Stylist: Fernando Silva
Assistante: Bárbara Milagre
Locação: Merzouga – Sahara, Ait Arbi Maroc, Ouarzazate – Marocco