Saúde

Inovação no tratamento de doenças da colunaO Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral Curitiba apresenta um novo conceito em tratamento não cirúrgico para doenças da coluna, como hérnia e protrusão discal, degeneração de disco lombar e cervical, instabilidade vertebral, espondilolistese e dores decorrentes da má postura. O tratamento pioneiro é chamado de RMA ou Programa de Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral e é usado em toda a rede de franquias do ITC no Brasil.

O diferencial do ITC está no uso das exclusivas mesas de tração eletrônica e flexão-descompressão. “Com as mesas, o tratamento é mais preciso, principalmente, na dosagem da tração. Assim, realizamos com mais exatidão a reabilitação do paciente, de forma personalizada para cada caso e sem ser um método invasivo como a cirurgia. Estas mesas proporcionam alivio imediato ao paciente e garante o seu retorno ao trabalho e a todas as suas atividades rotineiras, diz o fisioterapeuta Giuliano Martins. As mesas são exclusivas do ITC Vertebral e dispensam qualquer tipo de intervenção cirúrgica, além de proporcionar um tratamento indolor e eficaz.

Mesmo depois que o paciente melhora da dor, o ITC recomenda a manutenção da saúde da coluna. Uma indicação é o pilates, que fortalece a musculatura e pode ser feito na própria estrutura do ITC Vertebral Curitiba, com o acompanhamento de fisioterapeutas especialistas também em Estabilização Vertebral, técnica esta que fortalece a musculatura profunda de toda coluna vertebral. “O pilates ajuda na força, flexibilidade e tonificação da musculatura, auxiliando na recuperação total do paciente e a Estabilização Vertebral visa dificultar que a dor e o problema voltem depois de um tempo”, enfatiza Martins.

Cuidados com a coluna
– Se engana quem pensa que apenas as profissões que exigem esforço físico podem causar lesões na coluna vertebral. Especialista alerta para o cuidado diário no ambiente de trabalho, evitando assim problemas futuros. O fisioterapeuta Giuliano Martins, um dos proprietários do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral Curitiba (ITC Vertebral Curitiba), explica que profissionais sedentários, que passam o dia no computador ou dirigindo, por exemplo, também podem ter problemas graves de coluna.

Martins, que é especialista em ergonomia e tratamento da coluna vertebral, conta que quem trabalha em escritório, ficando por longos períodos na mesma posição, tende a sofrer de algum mal na coluna. Acontece o mesmo com condutores de caminhão, carros, ônibus e pilotos de aeronaves, que adquirem dores lombares mais cedo e podem, inclusive, desenvolver doença degenerativa da coluna.