sexta-feira, 17 de maio de 2013

Primeiras turmas de gerentes de bares e restaurantes concluem curso

Criado em 2012, pensando na defasagem do setor, o Curso de Planejamento, Operação e Gestão de Restaurantes, uma parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel - PR) e do Centro Europeu, encerra as aulas das turmas pioneiras de gerentes profissionais do Paraná.

Um dos motivos que levou à criação do curso é a preparação para a Copa do Mundo, bem como a necessidade do respaldo técnico da função de gerente nos estabelecimentos de alimentação - cargos que em sua maioria são ocupados por profissionais que subiram de cargo, ganhando a confiança do empreendedor e/ou por familiares. Apesar da falta de profissionais que se enquadrem na função, a média salarial é atrativa, variando de R$ 1,8 a R$ 7 mil. O salário tem atraído profissionais graduados em Administração e Contábeis, que buscam agora conhecer o setor de bares e restaurantes por meio do curso para serem contratados por um dos 15 mil estabelecimentos da grande Curitiba.

As aulas das duas primeiras turmas tiveram duração de sete meses e a cerimônia de conclusão do curso será no dia 20 de maio, às 15h, no Centro Europeu – sede Brigadeiro Franco.

Com 305 horas de aulas, os tópicos abordados vão desde a manipulação de alimentos até a área contábil: Informações & Estratégias de Mercado; Operações e Gestão de Recursos Humanos; Gestão em Custos e Controladoria, e Marketing e Vendas em Empresas Gastronômicas.

Paulo Ferreira, gerente do restaurante Cana Benta, de Curitiba, é um dos alunos que concluiu o curso. Com 15 anos de experiência, ele aprovou as disciplinas ensinadas: “As situações que passamos no nosso campo de trabalho são vistas de uma forma objetiva e simples em sala de aula. Os professores são excelentes, têm experiência e nos mostram como devemos agir para melhorar nosso produto, nosso serviço”.

Marcelo Woellner Pereira, presidente da Abrasel-PR, acredita que os novos profissionais vão ajudar a alavancar o setor. “Muito se fala da importância das pessoas, mas quase nada se faz para qualificar os profissionais. Este curso mostra que muitos empresários estão com outra visão, o que beneficia todo nosso setor”, enfatiza.

De acordo com Rogério Gobbi, diretor do Centro Europeu, a maioria dos empreendedores vem de outras áreas, e não tem a experiência necessária com o ramo de alimentação, o que acaba causando o fechamento de muitas casas antes de completarem dois anos. “O conhecimento é sempre imprescindível. Este curso foi feito sob medida, com a participação de uma grande instituição de ensino, de empresários, profissionais do setor e da Abrasel, no qual levantamos os problemas e carências e chegamos à melhor grade de disciplinas”, finaliza Rogério Gobbi.

Três novas turmas serão lançadas este semestre. As aulas serão divididas entre a sede da Abrasel, no Água Verde, e no Centro Europeu – Sede Nunes Machado, com duração de sete meses. Os encontros serão três vezes por semana, nos períodos da manhã, tarde ou noite. O início está marcado para o dia 18 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário